Lição 1
Como você pode saber o que Deus requer
Que informações importantes contém a Bíblia? (1) | |
Quem é o autor da Bíblia? (2) | |
Por que você deve estudar a Bíblia? (3) |
1. A Bíblia é uma dádiva preciosa de Deus. É como a carta de um pai amoroso aos filhos. Conta-nos a verdade sobre Deus
2. A Bíblia foi escrita por uns 40 homens, durante um período de 1.600 anos, a partir de 1513 AEC. É composta de 66 livros pequenos. Os escritores da Bíblia foram inspirados por Deus. Escreveram os pensamentos dele, não os seus próprios. De modo que Deus, no céu, não algum homem na Terra, é o Autor da Bíblia. — 2 Timóteo 3:16, 17; 2 Pedro 1:20, 21.
3. Deus certificou-se de que a Bíblia fosse copiada e preservada com exatidão. Mais Bíblias foram impressas do que qualquer outro livro. Nem todos se agradam de que você estude a Bíblia, mas não deixe que isso o impeça. Seu futuro eterno depende de você chegar a conhecer a Deus e de fazer a Sua vontade, apesar de qualquer tipo de oposição. — Mateus 5:10-12; João 17:3.
Lição 2
Quem é Deus?
Quem é o verdadeiro Deus e qual é o seu nome? (1, 2) | |
Que tipo de corpo Ele tem? (3) | |
Quais são as suas qualidades mais notáveis? (4) | |
Devemos usar imagens e símbolos para adorá-lo? (5) | |
De que duas maneiras podemos aprender algo sobre Deus? (6) |
1. As pessoas adoram muitas coisas. Mas a Bíblia nos diz que há apenas um Deus VERDADEIRO. Ele criou tudo o que existe no céu e na Terra. Por ter-nos dado a vida, ele é o Único a quem devemos adorar. — 1 Coríntios 8:5, 6; Revelação (Apocalipse) 4:11.
2. Deus tem muitos títulos, mas apenas um nome. O nome é JEOVÁ. Na maioria das Bíblias, o nome de Deus foi retirado e substituído pelos títulos SENHOR ou DEUS. Mas quando se escreveu a Bíblia, o nome Jeová ocorria nela umas 7.000 vezes! — Êxodo 3:15; Salmo 83:18.
3. Jeová tem um corpo, mas não como o nosso. “Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24) Um espírito é uma forma de vida muito superior à nossa. Nenhum humano jamais viu a Deus. Jeová vive no céu, mas ele pode ver tudo. (Salmo 11:4, 5; João 1:18) O que, porém, é o espírito santo? Não é uma pessoa igual a Deus. Antes, é a força ativa de Deus. — Salmo 104:30.
Aprendemos da criação e da Bíblia algo sobre Deus |
4. A Bíblia nos revela a personalidade de Jeová. Mostra que suas qualidades destacadas são amor, justiça, sabedoria e poder. (Deuteronômio 32:4; Jó 12:13; Isaías 40:26; 1 João 4:8) A Bíblia nos diz que ele é também misericordioso, benigno, perdoador, generoso e paciente. Nós, como filhos obedientes, devemos procurar imitá-lo. —Efésios 5:1, 2.
5. Devemos curvar-nos diante de imagens, quadros ou símbolos, ou orar a eles na nossa adoração? Não! (Êxodo 20:4, 5) Jeová diz que devemos adorar apenas a ele, pois não compartilha a sua glória com ninguém nem com coisa alguma. As imagens não têm poder para nos ajudar. — Salmo 115:4-8; Isaías 42:8.
6. Como podemos chegar a conhecer melhor a Deus? Uma maneira é observar as coisas que ele criou e refletir profundamente no que nos revelam. As criações de Deus nos mostram que ele tem muito poder e sabedoria. Vemos o seu amor em tudo o que fez. (Salmo 19:1-6; Romanos 1:20) Outra maneira de aprendermos algo sobre Deus é estudar a Bíblia. Nela ele nos diz muito mais sobre o tipo de Deus que é. Informa-nos também sobre o seu propósito e sobre o que quer que façamos. — Amós 3:7; 2 Timóteo 3:16, 17.
Lição 3
1. Jesus viveu no céu como pessoa espiritual antes de vir à Terra. Ele foi a primeira criação de Deus e por isso é chamado de Filho “primogênito” de Deus. (Colossenses 1:15; Revelação [Apocalipse] 3:14) Jesus é o único Filho que Jeová Deus criou sozinho. Ele usou o pré-humano Jesus como seu “mestre de obras” para criar todas as outras coisas no céu e na Terra. (Provérbios 8:22-31; Colossenses 1:16, 17) Deus usou-o também como Seu principal porta-voz. É por isso que Jesus é chamado de “a Palavra”. — João 1:1-3; Revelação 19:13. 2. Deus enviou seu Filho à Terra por transferir a vida dele para o ventre de Maria. De modo que Jesus não teve pai humano. É por isso que não herdou nem pecado nem imperfeição. Deus enviou Jesus à Terra por três motivos: (1) para ensinar-nos a verdade sobre Deus (João 18:37); (2) para manter perfeita integridade, dando-nos um modelo para seguir (1 Pedro 2:21) e (3) para sacrificar sua vida, a fim de nos livrar do pecado e da morte. Por que era isso necessário? — Mateus 20:28. 3. Por desobedecer a ordem de Deus, o primeiro homem, Adão, cometeu o que a Bíblia chama de “pecado”. Por isso Deus o sentenciou à morte. (Gênesis 3:17-19) Ele não estava mais à altura das normas de Deus, de modo que não era mais perfeito. Aos poucos envelheceu e então morreu. Adão transmitiu o pecado a todos os filhos. É por isso que também envelhecemos, adoecemos e morremos. Como era possível salvar a humanidade? — Romanos 3:23; 5:12. 4. Jesus era um humano perfeito, igual a Adão. Dessemelhante de Adão, porém, Jesus foi perfeitamente obediente a Deus, mesmo sob a mais severa prova. Por isso ele pôde sacrificar sua vida humana perfeita pelo pecado de Adão. Isto é o que a Bíblia chama de “resgate”. Os filhos de Adão podiam assim ser livrados da condenação à morte. Todos os que depositam fé em Jesus podem ter seus pecados perdoados e receber vida eterna. — 1 Timóteo 2:5, 6; João 3:16;Romanos 5:18, 19. 5. Quando Jesus esteve na Terra, ele curou doentes, alimentou famintos e acalmou tempestades. Até mesmo ressuscitou mortos. Por que realizou milagres? (1) Teve dó das pessoas que sofriam e quis ajudá-las. (2) Seus milagres provaram que ele era o Filho de Deus. (3) Mostraram o que ele fará pela humanidade obediente ao governar como Rei da Terra. — Mateus 14:14;Marcos 2:10-12; João 5:28, 29. 6. Jesus morreu e foi ressuscitado por Deus como criatura espiritual, e retornou ao céu. (1 Pedro 3:18) Desde então, Deus o fez Rei. Dentro em breve, Jesus eliminará da Terra toda a iniqüidade e todo o sofrimento. — Salmo 37:9-11; Provérbios 2:21, 22. |
O ministério de Jesus incluiu ensinar, realizar milagres e até oferecer sua vida em nosso favor |
|
Lição 4
Quem é o Diabo?
Satanás, o Diabo — de onde veio ele? (1, 2) | |
Como Satanás desencaminha as pessoas? (3-7) | |
Por que você deve resistir ao Diabo? (7) |
1. A palavra “diabo” refere-se a alguém que diz mentiras maldosas sobre outra pessoa. “Satanás” significa inimigo ou opositor. São termos aplicados ao principal inimigo de Deus. No começo, ele era um anjo perfeito no céu, junto a Deus. No entanto, mais tarde ficou muito convencido e quis para si a adoração que de direito é de Deus. — Mateus 4:8-10.
2. Este anjo, Satanás, falou a Eva por meio de uma serpente. Por contar-lhe mentiras, induziu-a a desobedecer a Deus. Satanás atacou assim o que se chama de “soberania” ou posição de Deus, como o Altíssimo. Satanás questionou a forma de Deus governar, se era digna e nos melhores interesses dos Seus súditos. Satanás levantou também dúvidas sobre se algum humano permaneceria leal a Deus. Satanás tornou-se assim inimigo de Deus. Foi por isso que passou a ser chamado de Satanás, o Diabo. —Gênesis 3:1-5; Jó 1:8-11; Revelação (Apocalipse) 12:9.
3. Satanás procura enganar as pessoas para que adorem a ele. (2 Coríntios 11:3, 14) Um modo de desencaminhar as pessoas é a religião falsa. Quando uma religião ensina mentiras a respeito de Deus, ela na realidade serve aos objetivos de Satanás. (João 8:44) Os membros das religiões falsas talvez creiam sinceramente que estão adorando o verdadeiro Deus. Mas na realidade servem a Satanás. Ele é ‘o deus deste mundo’. — 2 Coríntios 4:4.
A religião falsa, o espiritismo e o nacionalismo desencaminham as pessoas |
4. O espiritismo é outra forma de Satanás dominar as pessoas. Essas talvez invoquem espíritos para obter proteção, para prejudicar outros, para predizer o futuro ou para fazer milagres. Satanás é a força perversa por trás de todas essas práticas. Para agradarmos a Deus, não devemos ter nada que ver com o espiritismo. — Deuteronômio 18:10-12; Atos 19:18, 19.
5. Satanás desencaminha também as pessoas por meio de um extremo orgulho de raça e do culto de organizações políticas. Alguns acham que sua nação, ou raça, seja melhor do que a de outros. Mas isto não é verdade. (Atos 10:34, 35) Outros esperam que organizações políticas resolvam os problemas do homem. Com isso, eles rejeitam o Reino de Deus. Este é a única solução dos nossos problemas. — Daniel 2:44.
Resista a Satanás por continuar a aprender algo sobre Jeová |
6. Outra maneira de Satanás desencaminhar as pessoas é tentá-las com desejos pecaminosos. Jeová diz que devemos evitar práticas pecaminosas, porque sabe que essas nos prejudicam. (Gálatas 6:7, 8) Alguns talvez queiram que você participe com eles em práticas assim. Lembre-se, porém, de que é realmente Satanás quem quer que faça essas coisas. — 1 Coríntios 6:9, 10; 15:33.
7. Satanás talvez use perseguição ou oposição para afastá-lo de Jeová. Alguns dos seus entes queridos talvez se zanguem muito porque você estuda a Bíblia. Outros talvez zombem de você. Mas a quem deve a vida? Satanás quer amedrontá-lo para que pare de aprender algo sobre Jeová. Não deixe Satanás vencer! (Mateus 10:34-39; 1 Pedro 5:8, 9) Por resistir ao Diabo, pode tornar Jeová feliz e mostrar que defende a Sua soberania. — Provérbios 27:11.
O Que Deus Requer de Nós? | |||||||||||
Lição 5
1. Jeová criou esta Terra para que os humanos pudessem usufruir a vida nela para sempre. Quis que a Terra fosse sempre habitada por pessoas justas e felizes. (Salmo 115:16; Isaías 45:18) A Terra nunca será destruída; durará para sempre. — Salmo 104:5; Eclesiastes 1:4.
2. Antes de Deus criar o homem, Ele escolheu uma pequena parte da Terra e a transformou num belo paraíso. Chamou-o de jardim do Éden. Foi nele que colocou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva. Era do propósito de Deus que tivessem filhos e enchessem a Terra inteira. Aos poucos, eles teriam transformado toda a Terra num paraíso. —Gênesis 1:28; 2:8, 15. 3. Adão e Eva pecaram por violar deliberadamente a lei de Deus. Portanto, Jeová os expulsou do jardim do Éden. Perdeu-se o paraíso. (Gênesis 3:1-6, 23) Mas Jeová não se esqueceu do seu propósito para com esta Terra. Prometeu torná-la um paraíso onde os humanos viverão para sempre. Como fará isso? — Salmo 37:29. 4. Antes de a Terra poder tornar-se um paraíso, é preciso eliminar os iníquos. (Salmo 37:38) Isto acontecerá no Armagedom, a guerra de Deus para acabar com a iniqüidade. A seguir, Satanás será encarcerado por 1.000 anos. Isto significa que não sobrará nenhum iníquo para estragar a Terra. Apenas o povo de Deus sobreviverá. — Revelação (Apocalipse) 16:14, 16; 20:1-3. 5. Então Cristo Jesus governará a Terra como Rei por 1.000 anos. (Revelação 20:6) Aos poucos, eliminará o pecado da nossa mente e do nosso corpo. Nós nos tornaremos humanos perfeitos, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Então não haverá mais doença, velhice e morte. Os doentes serão curados e os idosos ficarão novamente jovens. — Jó 33:25; Isaías 33:24; Revelação 21:3, 4. 6. Durante o Reinado Milenar de Jesus, humanos fiéis trabalharão para transformar toda a Terra num paraíso. (Lucas 23:43) Também, milhões de mortos serão ressuscitados para a vida humana na Terra. (Atos 24:15) Se fizerem o que Deus requer deles, continuarão a viver na Terra para sempre. Do contrário, serão destruídos para sempre. — João 5:28, 29; Revelação 20:11-15. 7. Assim será realizado o propósito original de Deus para com a Terra. Gostaria de usufruir essas bênçãos futuras? Neste caso, você terá de continuar a aprender algo sobre Jeová e obedecer aos Seus requisitos. Freqüentar as reuniões no Salão do Reino local das Testemunhas de Jeová o ajudará a fazer isso. — Isaías 11:9; Hebreus 10:24, 25. |
Após o Armagedom, a Terra será transformada num paraíso | ||
|
O Que Deus Requer de Nós? | |||||||||
Lição 6
1. Quando Jesus esteve na Terra, ele ensinou seus seguidores a orar pelo Reino de Deus. Um reino é um governo sob a liderança de um rei. O Reino de Deus é um governo especial. Está estabelecido no céu e governará esta Terra. Santificará o nome de Deus. Fará com que a vontade de Deus seja feita na Terra assim como é feita no céu. — Mateus 6:9, 10. 2. Deus prometeu que Jesus se tornaria o Rei do Seu Reino. (Lucas 1:30-33) Quando Jesus esteve na Terra, provou que seria um Governante bondoso, justo e perfeito. Quando retornou ao céu, não foi logo entronizado como Rei do Reino de Deus. (Hebreus 10:12, 13) Em 1914, Jeová concedeu a Jesus a autoridade que lhe prometera. Desde então, Jesus está reinando no céu como Rei designado por Jeová. — Daniel 7:13, 14. 3. Jeová escolheu também alguns homens e mulheres fiéis da Terra a fim de irem para o céu. Junto com Jesus, eles governarão a humanidade quais reis, juízes e sacerdotes. (Lucas 22:28-30;Revelação [Apocalipse] 5:9, 10) Jesus chamou esses co-regentes no seu Reino de “pequeno rebanho”. São 144.000 em número. — Lucas 12:32; Revelação 14:1-3. 4. Assim que Jesus se tornou Rei, ele lançou a Satanás e seus anjos iníquos fora do céu, para a vizinhança da Terra. Este é o motivo de as coisas aqui na Terra se terem tornado tão ruins desde 1914. (Revelação 12:9, 12) Guerras, fomes, pestilências, crescente violação da lei — tudo isso faz parte do “sinal” que indica que Jesus está governando e que este sistema está nos seus últimos dias. — Mateus 24:3, 7, 8, 12; Lucas 21:10, 11; 2 Timóteo 3:1-5. 5. Dentro em breve, Jesus julgará as pessoas, separando-as assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. As “ovelhas” são aqueles que mostraram ser seus súditos leais. Receberão a vida eterna na Terra. Os “cabritos” são aqueles que rejeitaram o Reino de Deus. (Mateus 25:31-34, 46) No futuro próximo, Jesus destruirá todos os que são como cabritos. (2 Tessalonicenses 1:6-9) Se você quiser ser uma das “ovelhas” de Jesus, terá de dar atenção à mensagem do Reino e agir de acordo com o que aprender. — Mateus 24:14.
6. A Terra está agora dividida em muitos países. Cada um destes tem seu próprio governo. Essas nações freqüentemente lutam entre si. Mas o Reino de Deus substituirá todos os governos humanos. Regerá a Terra inteira como único governo. (Daniel 2:44) Então não haverá mais guerras, crimes e violência. Todos viverão juntos em paz e união. — Miquéias 4:3, 4. 7. Durante o Reinado Milenar de Jesus, os humanos fiéis se tornarão perfeitos e toda a Terra se tornará um paraíso. Ao fim dos mil anos, Jesus terá feito tudo o que Deus lhe mandou fazer. Então ele entregará o Reino de volta ao Pai. (1 Coríntios 15:24) Por que não contar aos seus amigos e entes queridos o que o Reino de Deus fará? |
O Que Deus Requer de Nós? | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lição 7
1. Orar significa falar com humildade a Deus. Você deve orar regularmente a Deus. Assim pode sentir-se achegado a ele como a um amigo querido. Jeová é muito grande e poderoso, mas ele escuta nossas orações. Está orando regularmente a Deus? — Salmo 65:2; 1 Tessalonicenses 5:17. 2. A oração faz parte da nossa adoração. Portanto, devemos orar somente a Jeová Deus. Quando Jesus esteve na Terra, ele sempre orava a seu Pai, e a ninguém mais. Nós devemos fazer o mesmo. (Mateus 4:10; 6:9) No entanto, todas as nossas orações devem ser proferidas em nome de Jesus.Mostramos assim que respeitamos a posição de Jesus e que temos fé no seu sacrifício de resgate. — João 14:6; 1 João 2:1, 2. 3. Quando oramos, devemos falar a Deus do fundo do coração. Não devemos proferir orações decoradas, nem lê-las num livro de orações. (Mateus 6:7, 8) Podemos orar em qualquer postura respeitosa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Deus pode ouvir até mesmo orações silenciosas, proferidas no íntimo. (1 Samuel 1:12, 13) Convém procurar um lugar sossegado, longe de outras pessoas, para fazermos nossas orações pessoais. — Marcos 1:35. 4. Sobre que assuntos você pode orar? Sobre tudo o que possa influir na sua amizade com ele. (Filipenses 4:6, 7) A oração-modelo mostra que devemos orar pelo nome e pelo propósito de Jeová. Podemos também pedir que se provejam nossas necessidades materiais, pedir que nossos pecados sejam perdoados e ajuda quando enfrentamos tentações. (Mateus 6:9-13) Nossas orações não devem ser egoístas. Devemos orar apenas pelas coisas que se harmonizam com a vontade de Deus. — 1 João 5:14. 5. Você pode orar sempre que seu coração o induzir a agradecer ou a louvar a Deus. (1 Crônicas 29:10-13) Deve orar quando tem problemas e sua fé está sendo provada. (Salmo 55:22; 120:1) É apropriado orar antes das refeições. (Mateus 14:19) Jeová nos convida a orar “em todas as ocasiões”. — Efésios 6:18. 6. Temos necessidade especial de orar quando cometemos um pecado grave. Em tais ocasiões, devemos rogar a Jeová que tenha misericórdia e que nos perdoe. Se lhe confessarmos nossos pecados e fizermos o melhor possível para não repeti-los, Deus estará “pronto a perdoar”. — Salmo 86:5; Provérbios 28:13. 7. Jeová escuta apenas as orações dos justos. Para que suas orações sejam ouvidas por Deus, é preciso que você se esforce ao máximo possível a viver segundo as Suas leis. (Provérbios 15:29; 28:9) É necessário que seja humilde ao orar. (Lucas 18:9-14) Tem de se esforçar naquilo pelo qual ora. Assim provará que tem fé e que realmente fala sério. Só assim suas orações serão atendidas por Jeová. — Hebreus 11:6.
Lição 8
1. A Bíblia diz que o marido é o cabeça, ou o chefe, da família. (1 Coríntios 11:3) O marido deve ter apenas uma esposa. Os dois devem estar devidamente casados segundo a lei. — 1 Timóteo 3:2; Tito 3:1.
2. O marido deve amar a esposa assim como ama a si mesmo. Deve tratá-la do modo como Jesus trata seus seguidores. (Efésios 5:25, 28, 29) Nunca deve espancar nem maltratar a esposa. Antes, deve dar-lhe honra e respeito. — Colossenses 3:19; 1 Pedro 3:7. 3. O pai deve trabalhar arduamente para sustentar a família. Tem de prover alimento, roupa e abrigo para a esposa e os filhos. O pai precisa também cuidar das necessidades espirituais da família. (1 Timóteo 5:8) Ele toma a dianteira em ajudar a família a aprender algo sobre Deus e Seus propósitos. — Deuteronômio 6:4-9; Efésios 6:4. 4. A esposa deve ser boa ajudadora do marido. (Gênesis 2:18) Ela deve ajudar o marido em ensinar e educar os filhos. (Provérbios 1:8) Jeová requer que a esposa cuide da família de forma amorosa. (Provérbios 31:10, 15, 26, 27; Tito 2:4, 5) Ela deve ter profundo respeito pelo marido. — Efésios 5:22, 23, 33. 5. Deus requer que os filhos obedeçam aos pais. (Efésios 6:1-3) Espera que os pais instruam e corrijam os filhos. Os pais precisam gastar tempo com os filhos e estudar a Bíblia com eles, cuidando das suas necessidades espirituais e emocionais. (Deuteronômio 11:18, 19; Provérbios 22:6, 15) Os pais nunca devem disciplinar os filhos de modo agressivo ou cruel. — Colossenses 3:21. Deus espera que os pais instruam 6. Quando os cônjuges têm problemas em se dar bem um com o outro, devem procurar aplicar os conselhos da Bíblia. A Bíblia insta conosco a mostrar amor e a conceder perdão. (Colossenses 3:12-14) A Palavra de Deus não recomenda a separação como modo de resolver problemas menores. Mas a esposa talvez decida deixar o marido, se (1) este obstinadamente se recusar a sustentar a família; (2) se ele for tão violento, que põe em perigo a saúde e a vida dela, ou (3) se a oposição extrema dele a impede de adorar a Jeová. — 1 Coríntios 7:12, 13. 7. Os cônjuges têm de ser fiéis um ao outro. O adultério é um pecado contra Deus e contra o cônjuge. (Hebreus 13:4) As relações sexuais fora do casamento são a única base bíblica para um divórcio que permite um novo casamento. (Mateus 19:6-9; Romanos 7:2, 3) Jeová odeia que as pessoas se divorciem sem base bíblica e se casem com outra pessoa. — Malaquias 2:14-16.
Os servos de Deus têm de ser puros e limpos
1. Jeová Deus é puro e santo. Ele espera que seus adoradores continuem puros e limpos em sentido espiritual, moral, mental e físico. (1 Pedro 1:16) Permanecer puro aos olhos de Deus requer verdadeiro esforço. Vivemos num mundo impuro. Também temos de lutar contra as nossas próprias tendências de fazer o que é errado. Mas não devemos desistir. 2. Pureza espiritual: Se queremos servir a Jeová, não podemos apegar-nos a ensinos e costumes da religião falsa. Temos de sair da religião falsa e de forma alguma devemos apoiá-la. (2 Coríntios 6:14-18; Revelação [Apocalipse] 18:4) Depois de aprender a verdade sobre Deus, temos de ter cuidado de não ser desencaminhados por aqueles que ensinam falsidades. — 2 João 10, 11. 3. Pureza moral: Jeová deseja que seus adoradores se comportem em todas as ocasiões como verdadeiros cristãos. (1 Pedro 2:12) Ele vê tudo o que fazemos, mesmo quando feito em secreto. (Hebreus 4:13) Devemos evitar a imoralidade sexual e outras práticas impuras deste mundo. —1 Coríntios 6:9-11. 4. Pureza mental: Se enchermos a mente com pensamentos limpos e puros, nossa conduta também será pura. (Filipenses 4:8) Mas continuarmos pensando em coisas impuras resultará em ações iníquas. (Mateus 15:18-20) Devemos evitar as formas de entretenimento que podem macular nossa mente. Podemos encher a mente com pensamentos puros por estudar a Palavra de Deus. 5. Limpeza física: Visto que os cristãos representam a Deus, eles devem manter limpos o corpo e a roupa. Devemos lavar as mãos depois de usar o sanitário e devemos lavá-las antes das refeições ou antes de preparar alimentos. Se não tiver sistema de esgoto em casa, então os excrementos devem ser enterrados. (Deuteronômio 23:12, 13) Manter-se fisicamente limpo contribui para a boa saúde. O lar do cristão deve ser apresentável e limpo, tanto por dentro como por fora. Deve destacar-se como bom exemplo na comunidade. 6. Conversa pura: Os servos de Deus precisam sempre falar a verdade. Os mentirosos não entrarão no Reino de Deus. (Efésios 4:25; Revelação 21:8) Os cristãos não usam de linguagem imprópria. Não escutam nem contam piadas obscenas ou histórias impuras. Por causa da sua conversa pura no trabalho ou na escola, bem como na vizinhança, destacam-se como diferentes. — Efésios 4:29, 31; 5:3. Os servos de Deus têm de ser puros e limpos em todos os sentidos
Práticas que Deus odeia
1. Os servos de Deus amam aquilo que é bom. Mas precisam também aprender a odiar o que é mau. (Salmo 97:10) Isto significa evitar certas práticas que Deus odeia. Quais são algumas dessas práticas? 2. Fornicação: Relações sexuais antes do casamento, adultério, bestialidade, incesto e homossexualismo são todos pecados graves contra Deus. (Levítico 18:6; Romanos 1:26, 27;1 Coríntios 6:9, 10) Quando duas pessoas não são casadas, mas vivem juntas, devem separar-se ou então casar-se legalmente. — Hebreus 13:4.
3. Mentira, jogatina, furto: Jeová Deus não pode mentir. (Tito 1:2) Aqueles que querem a aprovação dele precisam evitar a mentira. (Provérbios 6:16-19; Colossenses 3:9, 10) Toda forma de jogatina é maculada pela ganância. De modo que os cristãos não participam em nenhuma jogatina, tais como loterias, corridas de cavalo e bingo. (Efésios 5:3-5) E os cristãos não furtam. Não compram objetos sabendo que são furtados, nem se apoderam de coisas sem permissão. — Êxodo 20:15; Efésios 4:28. 4. Acessos de ira, violência: A ira desenfreada pode resultar em atos de violência. (Gênesis 4:5-8) Quem for violento não pode ser amigo de Deus. (Salmo 11:5; Provérbios 22:24, 25) É errado vingar-se ou retribuir mal com mal pelo que outros talvez nos façam. — Provérbios 24:29;Romanos 12:17-21. 5. Feitiços e espiritismo: Algumas pessoas invocam o poder dos espíritos para tentar curar doenças. Outros lançam feitiços sobre seus inimigos para fazê-los adoecer ou mesmo para matá-los. O poder por detrás de todas essas práticas é Satanás. De modo que os cristãos não devem ter nada que ver com elas. (Deuteronômio 18:9-13) Manter-se achegado a Jeová é a melhor proteção contra feitiços talvez lançados por outros sobre nós. — Provérbios 18:10. 6. Embriaguez: Não é errado beber um pouco de vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica. (Salmo 104:15; 1 Timóteo 5:23) Mas o excesso no beber e a embriaguez são errados aos olhos de Deus. (1 Coríntios 5:11-13; 1 Timóteo 3:8) Beber demais pode arruinar a saúde e dividir a sua família. Também pode levá-lo a ceder rapidamente a outras tentações. — Provérbios 23:20, 21,29-35.
7. Aqueles que praticam as coisas que Deus diz que são más “não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:19-21) Se você realmente ama a Deus e quer agradá-lo, conseguirá livrar-se de tais práticas. (1 João 5:3) Aprenda a odiar o que Deus diz ser mau. (Romanos 12:9) Associe-se com aqueles que têm bons hábitos. (Provérbios 13:20) Companheiros cristãos, maduros, podem ser de ajuda. (Tiago 5:14) Acima de tudo, confie na ajuda de Deus, pedindo-a por meio de oração. —Filipenses 4:6, 7, 13.
Crenças e costumes que desagradam a Deus
1. Nem todas as crenças e costumes são maus. Mas Deus não os aprova quando se originam de religião falsa ou são contrários a outros ensinos bíblicos. — Mateus 15:6. 2. Trindade: É Jeová uma Trindade — três pessoas em um só Deus? Não! Jeová, o Pai, é “o único Deus verdadeiro”. (João 17:3; Marcos 12:29) Jesus é Seu Filho primogênito e está sujeito a Deus. (1 Coríntios 11:3) O Pai é maior do que o Filho. (João 14:28) O espírito santo não é pessoa; é a força ativa de Deus. —Gênesis 1:2; Atos 2:18. 3. Natal e Páscoa: Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Ele nasceu por volta de 1.° de outubro, época do ano em que os pastores mantinham seus rebanhos ao ar livre, à noite. (Lucas 2:8-12) Jesus nunca ordenou que os cristãos celebrassem seu nascimento. Antes, mandou que comemorassem ou recordassem sua morte. (Lucas 22:19, 20) O Natal e seus costumes originaram-se de antigas religiões falsas. O mesmo se dá com os costumes atuais da chamada Páscoa, tais como o uso de ovos e de coelhos. Os primeiros cristãos não celebravam nem o Natal, nem a Páscoa moderna, tampouco o fazem hoje em dia os verdadeiros cristãos. 4. Aniversários natalícios: Os únicos dois aniversários natalícios mencionados na Bíblia eram de pessoas que não adoravam a Jeová. (Gênesis 40:20-22; Marcos 6:21, 22, 24-27) Os primeiros cristãos não celebravam aniversários natalícios. O costume de celebrar natalícios originou-se das antigas religiões falsas. Os cristãos verdadeiros dão presentes e se divertem juntos em outras ocasiões do ano. 5. Medo dos mortos: Os mortos não podem fazer nem sentir nada. Não podemos ajudá-los, nem podem eles prejudicar-nos. (Salmo 146:4; Eclesiastes 9:5, 10) A alma morre; não continua viva após a morte. (Ezequiel 18:4) Mas às vezes anjos iníquos, chamados demônios, fingem ser espíritos de mortos. Os costumes que têm que ver com o medo ou a adoração dos mortos são errados. — Isaías 8:19. 6. A cruz: Jesus não morreu numa cruz. Ele morreu num poste, ou estaca. A palavra grega, em muitas Bíblias traduzida “cruz”, refere-se apenas a um madeiro. O símbolo da cruz vem de antigas religiões falsas. Os primeiros cristãos não usavam nem adoravam a cruz. Portanto, você acha certo usar uma cruz na adoração? — Deuteronômio 7:26; 1 Coríntios 10:14. 7. Pode ser muito difícil abandonar algumas dessas crenças e costumes. Parentes e amigos talvez procurem convencê-lo a não mudar de crença. No entanto, agradar a Deus é mais importante do que agradar a homens. — Provérbios 29:25; Mateus 10:36, 37.
Respeito pela vida e pelo sangue
1. Jeová é a Fonte da vida. Todas as coisas viventes devem a vida a Deus. (Salmo 36:9) A vida é sagrada para Deus. Mesmo a vida dum bebê ainda por nascer, no ventre da mãe, é preciosa para Jeová. Matar deliberadamente esse bebê em desenvolvimento é errado aos olhos de Deus. —Êxodo 21:22, 23; Salmo 127:3.
2. Os verdadeiros cristãos se preocupam com a segurança. Certificam-se de que seu carro e sua moradia tenham segurança. (Deuteronômio 22:8) Os servos de Deus não arriscam desnecessariamente a vida só por prazer ou por emoção. De modo que não participam em esportes violentos, que deliberadamente machucam outros. Evitam os entretenimentos que promovem a violência. — Salmo 11:5; João 13:35. 3. A vida animal também é sagrada para o Criador. O cristão pode matar animais para obter alimentação e roupa, ou para se proteger de doenças e de perigos. (Gênesis 3:21; 9:3; Êxodo 21:28) Mas é errado maltratar animais ou matá-los só por esporte ou por prazer. — Provérbios 12:10. 4. Fumar, mastigar noz-de-bétele e tomar drogas por prazer não é para os cristãos. Essas práticas são erradas porque (1) nos escravizam, (2) prejudicam nosso corpo e (3) são impuras. (Romanos 6:19; 12:1; 2 Coríntios 7:1) Pode ser muito difícil largar esses hábitos. Mas temos de fazer isso para agradar a Jeová. 5. O sangue também é sagrado aos olhos de Deus. Deus diz que a alma, ou vida, está no sangue. De modo que é errado ingerir sangue. É também errado comer a carne de um animal que não foi devidamente sangrado. A carne de um animal estrangulado ou que morreu numa armadilha não deve ser consumida. Se foi morto com lança ou com arma de fogo, deve ser rapidamente sangrado, se a carne destina-se a ser consumida. — Gênesis 9:3, 4; Levítico 17:13, 14; Atos 15:28, 29. 6. É errado aceitar uma transfusão de sangue? Lembre-se de que Jeová requer que nos abstenhamos de sangue. Isto significa que de forma alguma devemos receber em nosso corpo o sangue de outras pessoas ou mesmo nosso próprio sangue armazenado. (Atos 21:25) Portanto, os verdadeiros cristãos não aceitam transfusões de sangue. Aceitam outros tipos de tratamentos médicos, tais como transfusões de produtos não derivados de sangue. Querem viver, mas não tentarão salvar a vida por violar as leis de Deus. — Mateus 16:25.
O Que Deus Requer de Nós? Lição 14
1. As Testemunhas de Jeová iniciaram sua atividade nos tempos modernos na década de 1870. No começo, eram chamadas de Estudantes da Bíblia. Mas em 1931 adotaram o nome bíblico de Testemunhas de Jeová. (Isaías 43:10) De um começo pequeno, a organização desenvolveu-se até incluir milhões de Testemunhas, atarefadas em pregar em mais de 230 países. 2. A maioria das congregações das Testemunhas de Jeová realiza reuniões três vezes por semana. Convidamos você a assistir a uma delas. (Hebreus 10:24, 25) A Bíblia constitui a base do que se ensina. As reuniões são iniciadas e encerradas com oração. Também se cantam de coração “cânticos espirituais” na maioria das reuniões. (Efésios 5:18, 19) A entrada é franca e não se faz coleta. — Mateus 10:8. 3. A maior parte das congregações realiza as reuniões num Salão do Reino. Este costuma ser um prédio simples, construído por voluntários das Testemunhas. Não se vêem no Salão do Reino imagens, nem crucifixos ou coisas assim. As despesas são cobertas por donativos voluntários. Para quem quiser fazer um donativo, há uma caixa de contribuições. — 2 Coríntios 9:7. 4. Em cada congregação há anciãos, ou superintendentes. Eles tomam a dianteira no ensino na congregação. (1 Timóteo 3:1-7; 5:17) São ajudados por servos ministeriais. (1 Timóteo 3:8-10, 12, 13) Estes homens não são encarados como superiores aos demais da congregação. (2 Coríntios 1:24) Não recebem títulos especiais. (Mateus 23:8-10) Não se vestem diferente dos outros. Tampouco recebem pagamento pelo seu trabalho. Os anciãos cuidam voluntariamente das necessidades espirituais da congregação. Eles podem dar consolo e orientação numa época de dificuldade. — Tiago 5:14-16; 1 Pedro 5:2, 3. 5. As Testemunhas de Jeová realizam também grandes assembléias ou congressos todo ano. Nestas ocasiões, reúnem-se muitas congregações para um programa especial de instrução bíblica. O batismo de novos discípulos é uma parte regular do programa de toda assembléia ou congresso. — Mateus 3:13-17; 28:19, 20.
6. A sede mundial das Testemunhas de Jeová está situada em Nova York, EUA. Ali se encontra o Corpo Governante, o grupo central de anciãos experientes que supervisionam a congregação mundial. Há também mais de 100 filiais e congêneres em todo o mundo. Nestes lugares, há voluntários que ajudam a imprimir e a despachar publicações bíblicas. Fornece-se também orientação para organizar a pregação. Convidamos você a visitar a filial ou congênere mais próxima.
Como ajudar outros a fazer a vontade de Deus
1. Agora você já aprendeu da Bíblia muitas coisas boas. Este conhecimento deve induzi-lo a cultivar a personalidade cristã. (Efésios 4:22-24) Tal conhecimento é essencial para que possa ganhar a vida eterna. (João 17:3) No entanto, outros também precisam saber das boas novas para igualmente poderem ser salvos. Todos os verdadeiros cristãos têm de dar testemunho a outros. Esta é a ordem de Deus. — Romanos 10:10; 1 Coríntios 9:16; 1 Timóteo 4:16. 2. Você pode começar por transmitir as boas novas que aprende a outros com quem tem contato. Fale delas a familiares, amigos, colegas de escola e de trabalho. Faça isso de modo bondoso e paciente. (2 Timóteo 2:24, 25) Lembre-se de que as pessoas muitas vezes prestam mais atenção à conduta de alguém do que ao que diz. Portanto, a sua boa conduta pode induzir outros a escutar a mensagem que lhes transmite. —Mateus 5:16; 1 Pedro 3:1, 2, 16. 3. Com o tempo, você poderá habilitar-se para começar a pregar junto com a congregação local das Testemunhas de Jeová. Este é um passo importante no seu progresso. (Mateus 24:14) Que alegria lhe dará poder ajudar alguém a se tornar servo de Jeová e a ganhar a vida eterna! —1 Tessalonicenses 2:19, 20.
Sua decisão de servir a Deus
1. Para se tornar amigo de Deus, você precisa obter um bom conhecimento da verdade bíblica (1 Timóteo 2:3, 4), ter fé nas coisas que aprendeu (Hebreus 11:6), arrepender-se dos pecados (Atos 17:30, 31), e dar meia-volta no rumo da vida que leva. (Atos 3:19) Então seu amor a Deus deve movê-lo a dedicar-se a ele. Isto quer dizer que numa oração pessoal, particular, você lhe diz que se entrega a ele para fazer a Sua Vontade. — Mateus 16:24; 22:37. 2. Depois de você ter se dedicado a Deus, deve ser batizado. (Mateus 28:19, 20) O batismo deixa todos saber que você se dedicou a Jeová. Por isso, o batismo é apenas para os que já têm idade suficiente para tomar a decisão de servir a Deus. Quando se batiza alguém, todo o seu corpo deve ser imerso na água por um momento.* — Marcos 1:9, 10;Atos 8:36. 3. Depois de você ter feito a dedicação, Jeová espera que viva à altura dessa promessa. (Salmo 50:14; Eclesiastes 5:4, 5) O Diabo procurará impedi-lo de servir a Jeová. (1 Pedro 5:8) Mas achegue-se a Deus em oração. (Filipenses 4:6, 7) Estude a Palavra Dele todos os dias. (Salmo 1:1-3) Mantenha-se unido à congregação. (Hebreus 13:17) Por fazer tudo isso, obterá a força necessária para continuar fiel a Deus. Assim poderá fazer por toda a eternidade as coisas que Deus requer de você! * Em preparação para o batismo, recomenda-se o estudo de Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna ou de um livro similar, publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. |