Criar uma Loja Virtual Grátis
Devo largar a escola?
Devo largar a escola?

Um rapaz sobrecarregado de livros escolares

OS JOVENS PERGUNTAM

Devo largar a escola?

Você acha que deve estudar até que série?

E seus pais, até quando eles querem que você estude?

SEUS pais responderam a mesma coisa que você? Mesmo se esse for o caso, talvez haja dias em que você quer largar a escola. Veja se você se identifica com alguns dos comentários a seguir.

  • “Às vezes, eu ficava tão estressada que nem queria sair da cama. Eu pensava: ‘Por que preciso ir à escola para aprender coisas que nunca vou usar?’” — Rachel.
  • “Muitas vezes, eu não aguentava mais ir à escola; queria largar tudo e encontrar um emprego. Achava que a escola não me ajudava em nada e que seria melhor trabalhar e ganhar dinheiro.” — John.
  • “Certas noites, gastava até quatro horas fazendo lição! Ficava tão atolada com provas, trabalhos e projetos — um atrás do outro — que achava que não aguentaria mais. Minha vontade era desistir.” — Cindy
  • “Na minha escola, já houve uma ameaça de bomba, um suicídio, três tentativas de suicídio e violência envolvendo gangues. Tinha dias em que a situação ficava insuportável e eu queria largar os estudos!” — Rose.

Já passou por algo parecido? Então, escreva abaixo o que aconteceu.

Pode ser que você esteja pensando seriamente em largar a escola. Mas como saber se está saindo porque é a hora certa ou porque não aguenta mais? Antes de responder, seria bom definir o que significa largar a escola.

Largar a escola é como pular de um trem antes de chegar ao seu destino

Um rapaz pulando de um trem

Sair ou largar?

Como você explicaria a diferença entre “sair da escola” e “largar a escola”?

Você sabia que em alguns países é normal um jovem se formar depois de cinco a oito anos de estudo? Em outros lugares, espera-se que os alunos fiquem de 10 a 12 anos na escola. Assim, não existe uma idade ou série específica que se aplica no mundo inteiro.

Além disso, alguns países ou estados permitem que um aluno faça algumas ou todas as matérias em casa, sem precisar ir à escola. Os jovens que estudam em casa — com a permissão e a cooperação dos pais, é claro — não estão “largando” a escola.

Mas se você está pensando em parar os estudos — quer em casa quer na escola — antes de se formar, precisa analisar as seguintes perguntas:

O que a lei exige? Como já foi dito, as leis que determinam o número de anos de escolaridade mudam de um lugar para outro. Qual é o período mínimo exigido onde você mora? Já cumpriu esse período? Se você desconsiderar o princípio bíblico de ‘estar sujeito às autoridades superiores’ e não cumprir o requisito mínimo, você estará “largando” a escola. — Romanos 13:1.

Já atingi meus objetivos escolares? Você espera que a educação o ajude a alcançar que objetivos? Não sabe ao certo? Você precisa saber! Do contrário, será igual a um passageiro que pega um trem sem saber para onde quer ir. Então, converse com seus pais e preencha o quadro “Meus objetivos escolares”. Isso o ajudará a se manter focado, e você e seus pais poderão decidir quanto tempo você deverá ficar na escola. — Provérbios 21:5.

Seus professores e outras pessoas sem dúvida vão lhe dar conselhos sobre o grau de escolaridade que você deve ter. Mas, no fim das contas, são seus pais que têm a autoridade para dar a palavra final. (Provérbios 1:8;Colossenses 3:20) Se sair da escola antes de alcançar os objetivos escolares que você e seus pais estabeleceram, daí estará “largando” a escola.

Por que quero largar a escola? Cuidado para não se enganar. (Jeremias 17:9) O ser humano tem a tendência de apresentar bons motivos para justificar decisões egoístas. — Tiago 1:22.

Escreva abaixo os motivos que você considera justos para sair da escola antes do tempo.

Escreva alguns motivos egoístas.

Que motivos justos você escreveu? Dois deles talvez sejam ajudar financeiramente a família e participar num trabalho voluntário. Alguns motivos egoístas podem ser fugir das provas e dos deveres de casa. O desafio é identificar qual é sua principal motivação — ela é justa ou egoísta?

Reveja os pontos que você anotou e classifique-os de 1 a 5 (1 para o menos importante e 5 para o mais importante). Se você largar a escola só para fugir de problemas, é provável que vá se arrepender.

MEUS OBJETIVOS ESCOLARES

Um dos principais objetivos da escola é preparar você para conseguir um emprego que o ajude a sustentar a si mesmo e sua futura família. (2 Tessalonicenses 3:1012) Já decidiu que tipo de emprego você quer? Como os anos escolares o prepararão para esse emprego? Para saber se seus estudos estão levando você na direção certa, responda às seguintes perguntas:

Quais são meus pontos fortes? (Por exemplo, você interage bem com outras pessoas? Gosta de serviços manuais, criando ou consertando coisas? Você se sai bem em analisar e resolver problemas?)

Em que tipo de emprego eu poderia usar meus pontos fortes?

Que oportunidades de emprego existem no lugar onde eu moro?

Que matérias que estou estudando agora vão me preparar para o mercado de trabalho?

Que opções de estudo, ou cursos, me ajudariam a alcançar meus objetivos?

Lembre-se: seu objetivo é se formar com um grau de instrução que seja útil. Então, não vá ao outro extremo — o de ficar no “trem” para sempre só para fugir das responsabilidades da vida adulta.

Qual o problema em desistir?

Largar a escola é como pular de um trem antes de chegar ao seu destino. O trem pode ser desconfortável e os passageiros talvez não sejam simpáticos. Mas, se pular do trem, você não chegará ao seu destino e é provável que se machuque gravemente. De modo similar, se você desistir, não vai atingir seus objetivos escolares e talvez sofra problemas a curto e longo prazo. Veja alguns exemplos:

Problemas a curto prazo Talvez seja mais difícil encontrar um emprego e, mesmo se achar um, é provável que o salário seja menor do que se você tivesse terminado a escola. Para manter um padrão de vida básico, você precisará trabalhar mais horas num ambiente que talvez seja pior do que o de sua escola.

Problemas a longo prazo Pesquisas mostram que as pessoas que largam a escola são mais propensas a ter saúde fraca, ir para a prisão, ter filhos na adolescência e depender de assistência social para viver.

É claro que terminar a escola não é garantia de que vai evitar esses problemas. Mas por que dificultar sua vida desnecessariamente por abandonar os estudos?

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM

Esme

Esme

“Foi na escola que eu aprendi a amar os livros. É maravilhoso conseguir entender os pensamentos de alguém por meio da leitura.”


Christopher

Christopher

“Acho difícil organizar meu tempo. Mas sem a escola seria pior ainda! Ela me ajuda a seguir uma rotina, cumprir horários e fazer as coisas importantes.”

Benefícios de não desistir

É verdade que, se você acabou de ir mal numa prova ou teve um dia difícil na escola, talvez queira desistir — os problemas no futuro podem parecer insignificantes comparados com os seus problemas atuais. Mas, antes de optar pela saída mais “fácil”, veja o que os alunos mencionados antes disseram sobre como foi bom para eles não ter largado a escola.

  • “Aprendi a ser perseverante e determinada. Também aprendi que gostar ou não de algo depende de você. Por ficar na escola, ganhei as qualificações necessárias para um futuro emprego.” — Rachel.
  • “Agora sei que se me esforçar bastante conseguirei alcançar meus objetivos. Estou fazendo um curso técnico no ensino médio que vai me ajudar a me tornar mecânico gráfico.” — John.
  • A escola melhorou minha habilidade de resolver os problemas tanto na sala de aula como fora. Pensar em maneiras de lidar com os desafios acadêmicos, sociais e outros me ajudou bastante a amadurecer.” — Cindy.
  • “A escola me preparou para os desafios no ambiente de trabalho. Além disso, enfrentei muitas situações que me obrigaram a fazer uma avaliação das minhas crenças. Então, por permanecer na escola, fortaleci minhas convicções religiosas.” — Rose.

O sábio Rei Salomão escreveu: “Melhor é o fim posterior dum assunto do que o seu princípio. Melhor é aquele que é paciente do que o soberbo no espírito.” (Eclesiastes 7:8) Então, em vez de desistir, tenha paciência e tente resolver os problemas que você enfrenta na escola. Se fizer isso, descobrirá que “o fim posterior” será muito melhor para você.

PARA VOCÊ PENSAR

  • Como ter objetivos escolares a curto prazo pode ajudar você a aproveitar ao máximo a escola?
  • Por que é importante ter uma ideia do tipo de trabalho que você quer ter depois de se formar?

Outros artigos da série “Os Jovens Perguntam” estão disponíveis em www.watchtower.org/ypt

UMA NOTA PARA OS PAIS

“Meus professores são muito chatos!” “Fico atolado com tantos deveres de casa!” “Eu me mato de estudar e mal consigo passar de ano — então, para que tanto esforço?” Por esses motivos, alguns jovens sentem vontade de largar a escola antes de estarem preparados para o mercado de trabalho. Se seu filho quer largar a escola, o que você pode fazer?

Analise seu conceito sobre a educação. Você achava que a escola era uma perda de tempo, como uma prisão, e que teria de suportá-la até poder buscar objetivos mais interessantes? Então, esse conceito pode influenciar seus filhos. A verdade é que uma boa educação os ajudará a obter ‘sabedoria prática e raciocínio’ — qualidades necessárias para se tornarem adultos bem-sucedidos. — Provérbios 3:21.

Proporcione condições apropriadas. Alguns filhos poderiam tirar notas melhores se soubessem como estudar — ou se tivessem o ambiente apropriado para isso. Esse ambiente talvez inclua uma escrivaninha bem organizada com ferramentas de pesquisa e iluminação suficiente. Você pode ajudar seu filho a fazer progresso — na escola ou em sentido espiritual — por proporcionar instrução e condições apropriadas para que ele ‘pondere’ novos pensamentos e ideias. — 1 Timóteo 4:15.

Participe. Encare os professores e orientadores como aliados, não inimigos. Conheça-os. Saiba seus nomes. Converse com eles sobre os objetivos e os desafios de seu filho. Se ele estiver tirando notas baixas, procure saber o motivo. Por exemplo, será que ele acha que se for bem na escola se tornará alvo de zombaria e agressões? Ele tem problema com algum professor? Tem dificuldade em alguma matéria? O currículo escolar deve ajudá-lo a atingir seu potencial, não sobrecarregá-lo. Outra possibilidade: Será que suas dificuldades estão relacionadas a algum problema de saúde, como vista fraca ou alguma deficiência de aprendizagem?

Quanto mais você se interessar na instrução de seu filho, tanto a escolar como a espiritual, maiores serão as chances de ele ser bem-sucedido. — Provérbios 22:6.