OS JOVENS PERGUNTAM
Esme
“Foi na escola que eu aprendi a amar os livros. É maravilhoso conseguir entender os pensamentos de alguém por meio da leitura.”
Christopher
“Acho difícil organizar meu tempo. Mas sem a escola seria pior ainda! Ela me ajuda a seguir uma rotina, cumprir horários e fazer as coisas importantes.”
É verdade que, se você acabou de ir mal numa prova ou teve um dia difícil na escola, talvez queira desistir — os problemas no futuro podem parecer insignificantes comparados com os seus problemas atuais. Mas, antes de optar pela saída mais “fácil”, veja o que os alunos mencionados antes disseram sobre como foi bom para eles não ter largado a escola.
O sábio Rei Salomão escreveu: “Melhor é o fim posterior dum assunto do que o seu princípio. Melhor é aquele que é paciente do que o soberbo no espírito.” (Eclesiastes 7:8) Então, em vez de desistir, tenha paciência e tente resolver os problemas que você enfrenta na escola. Se fizer isso, descobrirá que “o fim posterior” será muito melhor para você.
Outros artigos da série “Os Jovens Perguntam” estão disponíveis em www.watchtower.org/ypt
“Meus professores são muito chatos!” “Fico atolado com tantos deveres de casa!” “Eu me mato de estudar e mal consigo passar de ano — então, para que tanto esforço?” Por esses motivos, alguns jovens sentem vontade de largar a escola antes de estarem preparados para o mercado de trabalho. Se seu filho quer largar a escola, o que você pode fazer?
Analise seu conceito sobre a educação. Você achava que a escola era uma perda de tempo, como uma prisão, e que teria de suportá-la até poder buscar objetivos mais interessantes? Então, esse conceito pode influenciar seus filhos. A verdade é que uma boa educação os ajudará a obter ‘sabedoria prática e raciocínio’ — qualidades necessárias para se tornarem adultos bem-sucedidos. — Provérbios 3:21.
Proporcione condições apropriadas. Alguns filhos poderiam tirar notas melhores se soubessem como estudar — ou se tivessem o ambiente apropriado para isso. Esse ambiente talvez inclua uma escrivaninha bem organizada com ferramentas de pesquisa e iluminação suficiente. Você pode ajudar seu filho a fazer progresso — na escola ou em sentido espiritual — por proporcionar instrução e condições apropriadas para que ele ‘pondere’ novos pensamentos e ideias. — 1 Timóteo 4:15.
Participe. Encare os professores e orientadores como aliados, não inimigos. Conheça-os. Saiba seus nomes. Converse com eles sobre os objetivos e os desafios de seu filho. Se ele estiver tirando notas baixas, procure saber o motivo. Por exemplo, será que ele acha que se for bem na escola se tornará alvo de zombaria e agressões? Ele tem problema com algum professor? Tem dificuldade em alguma matéria? O currículo escolar deve ajudá-lo a atingir seu potencial, não sobrecarregá-lo. Outra possibilidade: Será que suas dificuldades estão relacionadas a algum problema de saúde, como vista fraca ou alguma deficiência de aprendizagem?
Quanto mais você se interessar na instrução de seu filho, tanto a escolar como a espiritual, maiores serão as chances de ele ser bem-sucedido. — Provérbios 22:6.