COMO responderia à pergunta: “Você nasceu de novo?” Milhões de pessoas no mundo todo responderiam de forma enfática: “Nasci!” Elas acreditam que nascer de novo identifica todos os cristãos verdadeiros e é o único caminho para a salvação. Concordam com líderes religiosos como o teólogo Robert C. Sproul, que escreveu: “Se uma pessoa não nasceu de novo, . . . então ela não é cristã.”
Você é um dos que acreditam que nascer de novo o coloca no caminho para a salvação? Nesse caso, sem dúvida quer ajudar seus parentes e amigos a encontrar esse caminho e começar a andar nele. Mas para isso eles precisam entender a diferença entre uma pessoa que nasceu de novo e outra que não nasceu de novo. Como você explicaria a eles o que significa nascer de novo?
Muitos crêem que a expressão “nascer de novo” se refere a alguém que faz uma promessa solene de servir a Deus e a Cristo e assim deixa de ser espiritualmente morto e passa a ser espiritualmente vivo. De fato, um dicionário moderno define alguém que nasceu de novo como “uma pessoa, geralmente cristã, que renovou ou confirmou um compromisso de fé, em especial depois de ter passado por uma experiência religiosa emocional”. — Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary—Eleventh Edition.
Ficaria surpreso de saber que a Bíblia não concorda com essa definição? Gostaria de saber o que a Palavra de Deus realmente ensina sobre nascer de novo? Com certeza você se beneficiará de examinar melhor esse assunto. Por quê? Porque um entendimento exato do que significa nascer de novo afetará sua vida e suas expectativas para o futuro.
O único lugar na Bíblia em que aparece a expressão “nascer de novo” é em João 3:1-12, que descreve uma conversa intrigante que Jesus teve em Jerusalém com um líder religioso. Você encontrará esse relato bíblico na íntegra no quadro abaixo. Nós o incentivamos a lê-lo com muita atenção.
“Ora, havia um homem dos fariseus, cujo nome era Nicodemos, um governante dos judeus. Este veio a ele [Jesus] de noite e disse-lhe: ‘Rabi, sabemos que tu, como instrutor, tens vindo de Deus; pois, ninguém pode realizar esses sinais que tu realizas, a menos que Deus esteja com ele.’ Em resposta, Jesus disse-lhe: ‘Digo-te em toda a verdade: A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.’ Nicodemos disse-lhe: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode entrar pela segunda vez na madre de sua mãe e nascer?’ Jesus respondeu: ‘Eu te digo em toda a verdade: A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que tem nascido da carne é carne, e o que tem nascido do espírito é espírito. Não te maravilhes por eu te dizer: Vós tendes de nascer de novo. O vento sopra para onde quer, e ouves o som dele, mas não sabes donde vem e para onde vai. Assim é todo aquele que tem nascido do espírito.’ Nicodemos disse-lhe, em resposta: ‘Como podem suceder estas coisas?’ Em resposta, Jesus disse-lhe: ‘És tu instrutor de Israel e ainda assim não sabes estas coisas? Digo-te em toda a verdade: O que sabemos, falamos, e o que temos visto, disso damos testemunho, mas vós não recebeis o testemunho que damos. Se eu vos disse coisas terrenas e ainda assim não credes, como crereis se eu vos disser coisas celestiais?’” — João 3:1-12.
No relato, Jesus destaca vários aspectos do “novo nascimento”.* De fato, o que Jesus disse ajuda-nos a responder a estas cinco perguntas importantes:
Vamos examinar essas perguntas uma por vez.
* A expressão “novo nascimento” aparece em 1 Pedro 1:3, 23. É outra expressão bíblica que descreve a experiência de “nascer de novo”. As duas expressões vêm do verbo grego gen·ná·o.
DURANTE a conversa que teve com Nicodemos, Jesus enfatizou que ter um novo nascimento, ou nascer de novo, é muito importante. Como ele deixou isso claro?
Primeiro, Jesus declarou: “A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3) As expressões “a menos que” e “não pode” mostram que o novo nascimento é necessário. Por exemplo, se alguém diz “a menos que o Sol brilhe, não pode haver luz do dia”, ele quer dizer que a luz solar é absolutamente necessária para que haja luz do dia. De modo similar, Jesus declarou que nascer de novo é absolutamente necessário para alguém ver o Reino de Deus.
“A menos que o Sol brilhe, não pode haver luz do dia”
Por fim, como que para eliminar qualquer dúvida sobre o assunto, Jesus disse: “Vós tendes de nascer de novo.” (João 3:7) Fica claro que, de acordo com Jesus, nascer de novo é um requisito — algo necessário — para alguém “entrar no reino de Deus”. — João 3:5.
Visto que Jesus considerava o novo nascimento um assunto muito importante, os cristãos devem ter certeza de que o entendem bem. Por exemplo, você acha que um cristão pode escolher nascer de novo?
QUEM causa o novo nascimento? Ao exortar seus ouvintes a se tornarem cristãos nascidos de novo, alguns pregadores citam as palavras de Jesus: “Vós tendes de nascer de novo.” (João 3:7) Esses ministros usam essas palavras como se fossem uma ordem, na realidade dizendo: “Nasçam de novo!” Dessa forma, eles pregam que cabe a cada pessoa que acredita em Deus obedecer a Jesus e dar os passos necessários para nascer de novo. De acordo com esse modo de pensar, o novo nascimento é um assunto de decisão pessoal. Mas será que esse conceito está em harmonia com o que Jesus disse a Nicodemos?
Uma leitura atenta das palavras de Jesus mostra que ele não ensinou que cabe a cada pessoa decidir se vai ou não nascer de novo. Por que dizemos isso? A expressão grega traduzida ‘nascer de novo’ também pode ser vertida “deve nascer do alto”.* Assim, de acordo com essa tradução alternativa, o novo nascimento vem “do alto” — ou seja, “desde o céu”, ou “do Pai”. (João 19:11, nota; Tiago 1:17) De fato, é Deus quem causa o novo nascimento. — 1 João 3:9.
Tendo em mente a expressão “do alto”, não é difícil entender por que uma pessoa não pode, por si mesma, nascer de novo. Pense no seu nascimento literal. Foi você quem decidiu nascer? Claro que não! Você nasceu porque foi gerado por seus pais. Da mesma forma, só podemos nascer de novo se Deus, nosso Pai celestial, tornar isso possível. (João 1:13) É por esse motivo que o apóstolo Pedro disse: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pois, segundo a sua grande misericórdia, elenos deu um novo nascimento.” — 1 Pedro 1:3.
Mas alguns talvez se perguntem: ‘Se é verdade que ninguém pode decidir por si mesmo nascer de novo, por que Jesus deu a ordem: “Vós tendes de nascer de novo”?’ Essa é uma boa pergunta. Afinal, se as palavras de Jesus são mesmo uma ordem, ele está nos mandando fazer algo além de nosso alcance. Isso não tem lógica. Então, como devemos entender as palavras “vós tendes de nascer de novo”?
Que similaridade existe entre o novo nascimento e o nascimento literal?
Um exame mais detalhado dessa frase no seu idioma original mostra que ela não está no modo imperativo, ou seja, em forma de ordem. Em vez disso, está na forma de declaração. Em outras palavras, quando Jesus disse “vós tendes de nascer de novo” ele estava declarando um fato, não dando uma ordem. Ele disse: “É preciso vocês nascerem do alto.” — João 3:7, Bíblia Pastoral.
Para ilustrar essa questão de ordem versus declaração, pense na seguinte comparação. Imagine uma cidade com várias escolas. Uma delas foi indicada para servir de escola para alunos indígenas que vivem numa área longe daquela cidade. Certo dia, um jovem que não pertence àquele grupo indígena diz ao diretor da escola: “Eu quero me matricular nessa escola.” O diretor lhe diz: “Para se matricular, você tem de ser indígena.” É óbvio que as palavras do diretor não são uma ordem. Ele não está ordenando ao aluno: “Seja indígena!” O diretor simplesmente declara um fato — o requisito para estudar naquela escola. Da mesma forma, quando Jesus disse “vós tendes de nascer de novo”, ele estava simplesmente declarando um fato — o requisito para alguém “entrar no reino de Deus”.
Esse último ponto — o Reino de Deus — se relaciona ainda com outro aspecto do novo nascimento. Tem a ver com a seguinte pergunta: Qual é o objetivo de nascer de novo? Saber a resposta a essa pergunta é essencial para entender exatamente o que significa nascer de novo.
* É assim que várias traduções da Bíblia vertem João 3:3. Por exemplo, a Bíblia Vozes diz: “Quem não nascer do alto, não pode ver o reino de Deus.”
MUITOS acreditam que a pessoa precisa nascer de novo para receber a salvação eterna. Note, porém, o que o próprio Jesus disse sobre o objetivo do novo nascimento. Ele declarou: “A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3) Assim, a pessoa precisa nascer de novo para entrar no Reino de Deus, não para receber a salvação. Alguns talvez perguntem: ‘Mas essas duas expressões — entrar no Reino e receber a salvação — não se referem à mesma recompensa?’ Não, não se referem. Para entendermos a diferença, consideremos primeiro o significado da expressão “reino de Deus”.
Um reino é uma forma de governo. Sendo assim, a expressão “reino de Deus” significa “governo de Deus”. A Bíblia ensina que Jesus Cristo, o “filho de homem”, é o Rei do Reino de Deus e que ele tem co-regentes. (Daniel 7:1,13, 14; Mateus 26:63, 64) Além disso, uma visão dada ao apóstolo João revelou que os que governam com Cristo são pessoas escolhidas “dentre toda tribo, e língua, e povo, e nação”, e “hão de reinar sobre a terra”. (Revelação [Apocalipse] 5:9, 10; 20:6) A Palavra de Deus revela ainda que os que governarão como reis formam um “pequeno rebanho” de 144 mil pessoas ‘que foram compradas da Terra’. — Lucas 12:32; Revelação 14:1, 3.
Jesus Cristo e um grupo de humanos escolhidos para governar com ele formam o Reino de Deus
Onde é a sede do Reino de Deus? O “reino de Deus” também é chamado de “reino dos céus”, o que mostra que Jesus e seus co-regentes governam do céu. (Lucas 8:10;Mateus 13:11) Assim, o Reino de Deus é um governo celestial composto de Jesus Cristo e um grupo de pessoas escolhidas dentre a humanidade.
Então, o que Jesus quis dizer quando mencionou que uma pessoa precisa nascer de novo para “entrar no reino de Deus”? Ele quis dizer que ela precisa nascer de novo para se tornar governante com ele no céu. Em termos simples, o objetivo do novo nascimento é preparar um grupo limitado de humanos para governar no céu.
O objetivo do novo nascimento é preparar um grupo limitado de humanos para governar no céu
Até aqui, vimos que o novo nascimento é muito importante, origina-se de Deus e está preparando um grupo de humanos para governar no céu. Mas como realmente acontece o novo nascimento?
JESUS falou com Nicodemos não apenas sobre a importância, a fonte e o objetivo do novo nascimento, mas também como ele ocorre. Jesus disse: “A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5) Assim, uma pessoa nasce de novo por meio de água e espírito. Mas a que se refere a expressão “água e espírito”?
Sendo um erudito religioso judeu, Nicodemos sem dúvida conhecia bem a maneira de as Escrituras Hebraicas usarem o termo “espírito de Deus” — a força ativa de Deus, que pode influenciar as pessoas a fazer coisas impressionantes. (Gênesis 41:38; Êxodo 31:3; 1 Samuel 10:6) Por isso, quando Jesus usou a palavra “espírito”, Nicodemos deve ter entendido que ele estava falando sobre o espírito santo, a força ativa de Deus.
Que dizer da referência que Jesus fez à água? Considere os acontecimentos registrados antes e depois da conversa com Nicodemos. Eles mostram que tanto João Batista como os discípulos de Jesus estavam batizando em água. (João 1:19, 31; 3:22; 4:1-3) Esse costume se tornou bem conhecido em Jerusalém. Portanto, quando Jesus falou de água, Nicodemos deve ter discernido que ele estava se referindo, não à água em geral, mas à água do batismo.’*
Se ‘nascer de água’ tem a ver com ser batizado em água, o que significa ‘nascer de espírito’? Antes da conversa de Nicodemos com Jesus, João Batista tinha anunciado que não apenas a água, mas também o espírito estava envolvido na questão do batismo. Ele disse: “Eu vos batizei com água, mas ele [Jesus] vos batizará com espírito santo.” (Marcos 1:7, 8) O evangelista Marcos registrou a primeira vez que esse batismo ocorreu. Ele escreveu: “No decorrer daqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. E, subindo da água, viu imediatamente os céus serem partidos e o espírito descer como pomba sobre ele.” (Marcos 1:9, 10) Ao ser imerso no Jordão, Jesus foi batizado com água. No momento em que recebeu o espírito do céu, ele foi batizado com espírito santo.
João batizou os israelitas arrependidos em água
Cerca de três anos após seu batismo, Jesus garantiu a seus discípulos: “Sereis batizados em espírito santo, não muitos dias depois disso.” (Atos 1:5) Quando isso aconteceu?
No dia do Pentecostes, no ano 33 EC, cerca de 120 discípulos de Jesus estavam reunidos numa casa em Jerusalém. “Repentinamente, ocorreu do céu um ruído, bem semelhante ao duma forte brisa impetuosa, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E línguas, como que de fogo, tornaram-se-lhes visíveis . . . e todos eles ficaram cheios de espírito santo.” (Atos 2:1-4) Naquele mesmo dia, outras pessoas em Jerusalém foram exortadas a se batizar em água. O apóstolo Pedro disse a uma multidão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do espírito santo.” Qual foi a reação? “Os que abraçaram de coração a sua palavra foram batizados, e naquele dia acrescentaram-se cerca de três mil almas.” — Atos 2:38, 41.
O que esses batismos revelam sobre o novo nascimento? Mostram que o novo nascimento é um processo duplo. Note que Jesus foi primeiro batizado em água. Depois recebeu espírito santo. De modo similar, os primeiros discípulos foram primeiro batizados em água (alguns por João Batista) e então receberam espírito santo. (João 1:26-36) Da mesma forma, os 3 mil convertidos foram primeiro batizados em água e depois é que receberam espírito santo.
Tendo em mente os batismos realizados no Pentecostes de 33 EC, como esperaríamos que o novo nascimento acontecesse hoje? Da mesma maneira que aconteceu no caso dos apóstolos e dos primeiros discípulos de Jesus. Primeiro, a pessoa se arrepende de seus pecados, deixa de praticar coisas erradas, dedica sua vida a Jeová para adorá-lo e servi-lo, e torna pública sua dedicação por meio do batismo em água. Depois, se Deus escolher essa pessoa para servi-lo como governante no Seu Reino, ela é ungida com espírito santo. Quem inicia a primeira parte desse processo duplo (batismo em água) é a pessoa; a segunda parte (batismo em espírito) é iniciada por Deus. Quando a pessoa é batizada das duas formas, ela nasce de novo.
Mas por que Jesus, em sua conversa com Nicodemos, usou a expressão ‘nascer de água e espírito’? Ele fez isso para enfatizar que os que fossem batizados em água e espírito passariam por uma notável mudança. O próximo artigo considera esse aspecto do novo nascimento.
* De modo similar, o apóstolo Pedro disse certa vez sobre o batismo: “Pode alguém proibir a água?” — Atos 10:47.
POR QUE Jesus usou a expressão ‘nascer de espírito’ ao falar sobre o batismo com espírito santo? (João 3:5) Quando usada em sentido figurado, a palavra “nascimento” significa “começo”, como na expressão “o nascimento de uma nação”. Assim, a expressão “novo nascimento” indica um “novo começo”. Portanto, as expressões figuradas “nascer” e “novo nascimento” destacam que haverá um novo começo no relacionamento entre Deus e aqueles que são batizados com espírito santo. Como ocorre essa completa mudança de relacionamento?
Ao explicar como Deus prepara humanos para governar no céu, o apóstolo Paulo usou uma ilustração baseada na vida familiar. Ele escreveu aos cristãos nos seus dias que eles receberiam uma “adoção como filhos” e que Deus, portanto, poderia tratá-los “como a filhos”. (Gálatas 4:5;Hebreus 12:7) Para ver como o exemplo da adoção ajuda a entender que tipo de mudança acontece quando uma pessoa é batizada com espírito santo, considere mais uma vez a ilustração do jovem que quer se matricular numa escola para alunos que pertencem a uma população indígena.
Na ilustração, o jovem não pode se matricular na escola porque não é membro da população indígena. Agora, imagine que um dia ocorre uma grande mudança. Ele é legalmente adotado por um pai de uma família indígena. Como isso afeta o jovem? Bem, por ser adotado como filho, ele agora pode ter os mesmos direitos de outros jovens indígenas — incluindo o direito de se matricular naquela escola. A adoção mudou completamente suas perspectivas.
Isso ilustra o que acontece de modo muito mais significativo aos que nascem de novo. Veja estas similaridades. O jovem da ilustração terá uma vaga na escola apenas se satisfizer o requisito para a admissão: pertencer à população indígena. Mas ele não tem condições de satisfazer esse requisito por si mesmo. De modo similar, alguns humanos terão um lugar no Reino de Deus, ou governo celestial, apenas se satisfizerem o requisito para a admissão, ou seja, “nascer de novo”. Mas eles não conseguem satisfazer esse requisito sozinhos, porque o novo nascimento depende de Deus.
O que mudou a condição do jovem? O processo legal de adoção. É claro que o processo não mudou a natureza do jovem. Após a adoção, ele continuou sendo o mesmo. Ainda assim, depois que os requisitos legais para adoção foram satisfeitos, a situação do jovem mudou. De fato, ele teve um novo começo — um novo nascimento, por assim dizer. Ele se tornou filho, o que lhe deu o direito de freqüentar a escola e de fazer parte da família de seu pai adotivo.
De modo similar, Jeová mudou a situação de um grupo de humanos imperfeitos por dar início a um processo legal a fim de adotá-los como filhos. O apóstolo Paulo, que pertencia a esse grupo, escreveu a seus companheiros cristãos: “Recebestes um espírito de adoção, como filhos, espírito pelo qual clamamos: ‘Aba, Pai!’ O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:15, 16) De fato, por meio do processo de adoção, aqueles cristãos haviam se tornado parte da família de Deus, ou “filhos de Deus”. — 1 João 3:1; 2 Coríntios 6:18.
O que Paulo disse sobre adoção?
É claro que a adoção não mudou a natureza dos adotados, pois eles continuaram imperfeitos. (1 João 1:8) Apesar disso, Paulo acrescentou que, depois que os requisitos legais para adoção foram satisfeitos, eles entraram numa nova situação. Ao mesmo tempo, o espírito de Deus implantou nesses filhos adotivos a convicção de que viveriam com Cristo no céu. (1 João 3:2) Essa inconfundível convicção, proporcionada pelo espírito santo, deu-lhes uma visão inteiramente nova da vida. (2 Coríntios 1:21, 22) De fato, eles tiveram um novo começo — um novo nascimento, por assim dizer.
Falando sobre os filhos adotivos de Deus, a Bíblia declara: “Serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.” (Revelação [Apocalipse] 20:6) Com Cristo, os filhos adotivos de Deus receberão um lugar como reis no Reino de Deus, ou governo celestial. O apóstolo Pedro disse a outros cristãos que eles receberiam “uma herança incorruptível, e imaculada, e imarcescível”, que está “reservada nos céus” para eles. (1 Pedro 1:3, 4) De fato, uma herança maravilhosa!
Mas essa questão de governo também levanta uma pergunta. Se os que nascem de novo governarão como reis no céu, sobre quem eles governarão? Essa pergunta será considerada no próximo artigo.
DESDE os dias dos apóstolos, Deus tem escolhido dentre a humanidade um número limitado de cristãos fiéis, adotando-os como filhos. A mudança pela qual esses filhos adotivos passam é tão grande que a Palavra de Deus a descreve como um novo nascimento. O objetivo do novo nascimento é preparar esses servos de Deus que nasceram de novo para se tornarem governantes no céu. (2 Timóteo 2:12) E para se tornarem governantes, eles são ressuscitados para a vida celestial. (Romanos 6:3-5) No céu, eles vão “reinar sobre a terra” com Cristo. — Revelação (Apocalipse) 5:10; 11:15.
Mas a Palavra de Deus também diz que outros além dos que nasceram de novo receberão a salvação eterna. A Bíblia (tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Escrituras Gregas Cristãs) menciona que o propósito de Deus é salvar dois grupos de pessoas — um grupo relativamente pequeno de governantes para viver no céu e um grande grupo de súditos para viver na Terra. Note, por exemplo, o que o apóstolo João escreveu a outros cristãos que tinham nascido de novo. Ele disse a respeito de Jesus: “Ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados, contudo, não apenas pelos nossos [o grupo pequeno], mas também pelos do mundo inteiro [o grupo grande].” — 1 João 2:2.
De modo similar, o apóstolo Paulo escreveu: “A expectativa ansiosa da criação [o grupo grande] está esperando a revelação dos filhos de Deus [o grupo pequeno].” (Romanos 8:19-21) Como as palavras dos apóstolos João e Paulo devem ser entendidas? Da seguinte maneira: Os que nascem de novo se tornarão parte de um governo no céu. Com que objetivo? Trazer benefícios eternos a milhões de pessoas, os súditos do governo de Deus que estarão vivendo na Terra. Por isso, Jesus ensinou seus seguidores a orar: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” — Mateus 6:10.
Essa mesma verdade sobre a salvação de dois grupos encontra-se nas Escrituras Hebraicas. Veja, por exemplo, o que Jeová disse a Abraão, antepassado de Jesus: “Todas as nações da terra [o grupo grande] hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente [o grupo pequeno].” (Gênesis 22:18) De fato, bênçãos estariam disponíveis a todas as nações por meio do “descendente” de Abraão.
Milhões serão abençoados com a vida eterna na Terra. Você estará entre eles?
Quem é esse “descendente”? Jesus Cristo, junto com os que nasceram de novo, os filhos adotivos de Deus. O apóstolo Paulo explica: “Se pertenceis a Cristo, sois realmente descendente de Abraão.” (Gálatas 3:16, 29) E quais são as bênçãos que as pessoas de todas as nações terão por meio do “descendente”? O privilégio de terem novamente o favor de Deus e de usufruírem a vida sem fim num paraíso na Terra. O salmista Davi profetizou: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29; Isaías 45:18; Revelação 21:1-5.
De fato, governar no céu foi reservado para alguns, mas os benefícios do governo celestial — a vida eterna na Terra e todas as outras bênçãos — estão ao alcance de muitos. Que você e sua família estejam entre os que colherão os benefícios eternos que o Reino de Deus trará.