Criar um Site Grátis Fantástico
Você pode entender a Bíblia
Você pode entender a Bíblia

Você pode entender  a Bíblia?


ENTENDER A BÍBLIA
Um prazer à sua disposição

A BÍBLIA contém verdades preciosas de Deus. Fala-nos a respeito do objetivo da vida, da causa do sofrimento humano e do futuro da humanidade. Ela nos ensina a encontrar felicidade, a fazer amigos e a resolver problemas. E o mais importante: aprendemos sobre o nosso Criador e Pai celestial, Jeová. Esse conhecimento dá prazer e sentido a nossa vida.

A Bíblia compara assimilar conhecimento de Deus a comer. Jesus disse: “O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.” (Mateus 4:4Hebreus 5:12-14) Da mesma forma que comer alimento nutritivo todos os dias é necessário para nos manter vivos, ler a Palavra de Deus regularmente é necessário para ganharmos a vida eterna que Deus promete.

Nós gostamos de comer por causa do modo como fomos feitos e porque o alimento atende a uma necessidade básica. Mas temos outra necessidade básica que precisamos satisfazer se queremos ser felizes. Jesus disse: “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.” (Mateus 5:3) Podemos satisfazer essa necessidade quando entendemos a Palavra de Deus. Por isso, podemos ser felizes.

É verdade que alguns consideram um verdadeiro desafio entender a Bíblia. Por exemplo, você talvez precise de ajuda ao ler textos que citam costumes desconhecidos ou que usam expressões figuradas. Há também profecias escritas em linguagem simbólica que só podem ser entendidas consultando-se outros textos bíblicos que falam do mesmo assunto. (Daniel 7:1-7Revelação [Apocalipse] 13:1, 2) Mesmo assim, você pode entender a Bíblia. Como ter certeza disso?

Um prazer à disposição de todos

A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela, ele nos diz qual é a Sua vontade. Será que ele nos daria um livro impossível de compreender, ou que só poderia ser entendido por pessoas altamente instruídas? Não, Jeová não seria tão desamoroso. Cristo Jesus disse: “Qual é o pai entre vós que, se o seu filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entregará um escorpião? Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11:11-13) Portanto, você pode ter certeza de que entender a Bíblia não está além do seu alcance e de que, se você pedir a Deus sinceramente, ele lhe dará a ajuda necessária para entendê-la. De fato, os ensinos bíblicos básicos podem ser compreendidos até por crianças! — 2 Timóteo 3:15.

Embora exija esforço entender a Bíblia, o efeito em nós pode ser poderoso e animador. Depois de sua ressurreição, Jesus apareceu a dois de seus discípulos e falou com eles sobre profecias bíblicas. O relato de Lucas diz: “Principiando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em todas as Escrituras as coisas referentes a si mesmo.” Qual foi o resultado? Naquela noite, enquanto pensavam no que haviam aprendido, os discípulos disseram um ao outro: “Não se nos abrasavam os corações quando nos falava na estrada, ao nos abrir plenamente as Escrituras?” (Lucas 24:13-32) Entender a Palavra de Deus foi um prazer para eles porque fortaleceu sua fé nas promessas de Deus e lhes deu uma atitude otimista com relação ao futuro.

Entender a Palavra de Deus não é cansativo. Muito pelo contrário, é interessante e proveitoso, tão agradável como tomar uma deliciosa refeição. O que você deve fazer para conseguir tal entendimento? O artigo seguinte vai mostrar como você poderá encontrar prazer no “próprio conhecimento de Deus”. — Provérbios 2:1-5.

Pai alimentando seu filho

Como um pai amoroso, Jeová dá espírito santo para nos ajudar a entender a Bíblia

 

ENTENDER A BÍBLIA
O que o ajudará a conseguir isso?

“ESCONDESTE cuidadosamente estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos.” (Lucas 10:21) Essas palavras de Jesus dirigidas ao seu Pai celestial indicam que, para entender a Bíblia, precisamos ter a atitude correta. A sabedoria de Jeová é revelada no fato de ele ter providenciado um livro que apenas as pessoas humildes, dispostas a aprender, podem realmente entender.

Demonstrar humildade não é fácil para a maioria de nós. Todos herdamos a tendência de ser orgulhosos. Além disso, vivemos nos “últimos dias”, entre pessoas que são ‘amantes de si mesmas, teimosas, enfunadas de orgulho’. (2 Timóteo 3:1-4) Se tivermos essas atitudes, será difícil entender a Palavra de Deus. Infelizmente, todos nós somos afetados, até certo ponto, pelas pessoas à nossa volta. Então, como você pode cultivar a atitude necessária para entender a Bíblia?

Prepare o coração e a mente

Esdras, um antigo líder do povo de Deus, ‘preparou seu coração para consultar a lei de Jeová’. (Esdras 7:10) Existe algum modo de prepararmos o coração? Existe. Podemos começar por adotar um conceito correto sobre as Escrituras. O apóstolo Paulo escreveu para companheiros cristãos: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Embora fossem usados homens para escrever a Bíblia, o que eles escreveram vinha de Jeová. Reconhecer essa verdade fundamental nos tornará mais receptivos ao que lemos. — 2 Timóteo 3:16.

Mulher orando antes de lera a Bíblia

A oração é um outro modo de prepararmos nosso coração. Visto que a Bíblia foi inspirada por espírito santo, é com a ajuda desse espírito que entenderemos a mensagem escrita nela. Devemos orar pedindo tal ajuda. Note que era isso que desejava o salmista que escreveu: “Faze-me entender, para que eu observe a tua lei e para que eu a guarde de todo o coração.” (Salmo 119:34) Precisamos orar não só para ter a capacidade mental de compreender o que está escrito, mas também para ter a atitude de coração que nos permitirá aceitá-lo. Para entender a Bíblia, precisamos ser receptivos à verdade.

Ao meditar para cultivar a atitude mental correta, pense no que o estudo da Bíblia pode fazer por você. Temos muitas razões excelentes para ler a Palavra de Deus, porém, a mais importante é que ela nos ajuda a nos achegar a Deus. (Tiago 4:8) Quando lemos sobre como Jeová reage a diversas situações, como ele valoriza os que o amam e como lida com os que o abandonam, discernimos que tipo de pessoa ele é. Nossa motivação principal ao ler a Bíblia deve ser sempre conhecer melhor a Deus e assim fortalecer nosso relacionamento com ele.

Obstáculos que dificultam a atitude correta

O que poderia dificultar nosso entendimento da Palavra de Deus? Um obstáculo é o senso de lealdade mal direcionado. Por exemplo, talvez suas crenças e opiniões sejam iguais às de certas pessoas que você tem em alta estima. Mas e se essas pessoas não defendem ou não prezam realmente a verdade da Palavra de Deus? Nesse caso, entender o que a Bíblia realmente ensina talvez seja um desafio. É por isso que a Bíblia nos incentiva a examinar com cuidado o que nos foi ensinado. — 1 Tessalonicenses 5:21.

Maria, mãe de Jesus, enfrentou um desafio assim. Ela foi criada de acordo com a tradição judaica. Obedecia cuidadosamente à Lei mosaica e sem dúvida ia à sinagoga. Mais adiante na vida, ela reconheceu que o modo de adoração que seus pais lhe haviam ensinado não era mais aceitável a Deus. Assim, Maria aceitou os ensinamentos de Jesus e foi um dos primeiros membros da congregação cristã. (Atos 1:13, 14) Isso não era uma demonstração de desrespeito por seus pais ou pelas tradições deles; em vez disso, era uma expressão de seu amor a Deus. Para podermos tirar proveito da Bíblia, precisamos agir como Maria e colocar a lealdade a Deus acima da lealdade a qualquer outra pessoa.

Lamentavelmente, muitas pessoas dão pouco valor à verdade da Bíblia. Algumas se contentam em seguir tradições baseadas em falsidades. Outras demonstram desrespeito pela verdade por meio da sua linguagem e do seu modo de vida. Por essa razão, aceitar a verdade da Bíblia tem um preço: talvez o leve a desacordos com amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até com a família. (João 17:14) No entanto, o sábio escreveu: “Compra a própria verdade e não a vendas.” (Provérbios 23:23) Se você tiver a verdade em alta estima, Jeová o ajudará a entender a Bíblia.

Ainda outro obstáculo à compreensão da mensagem da Bíblia é a relutância em aplicar o que ela diz. Jesus disse aos seus discípulos: “A vós é concedido entender os segredos sagrados do reino dos céus, mas a esses não é concedido. Pois o coração deste povo tem ficado embotado e seus ouvidos têm ouvido sem reação.” (Mateus 13:1115) A maioria das pessoas a quem Jesus pregava era indiferente, relutante em fazer mudanças. O comerciante viajante do qual Jesus falou numa ilustração, porém, não era assim. Ao achar uma pérola de grande valor, o comerciante prontamente vendeu tudo o que tinha para comprá-la. Entender a verdade da Bíblia deve ser igualmente precioso para nós. — Mateus 13:45, 46.

O desafio de ser ensinado

Um grande desafio para se entender a Bíblia é estar disposto a ser ensinado. Talvez seja difícil aceitar novas idéias de uma pessoa simples. Contudo, os apóstolos de Jesus Cristo “eram homens indoutos e comuns”. (Atos 4:13) Explicando a razão disso, Paulo escreveu: “Observais a vossa chamada da parte dele, irmãos, que não foram chamados muitos sábios em sentido carnal, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre estirpe; mas Deus escolheu as coisas tolas do mundo, para envergonhar os sábios.” (1 Coríntios 1:26, 27) Se você acha que ser ensinado por uma pessoa simples desafia a sua humildade, lembre-se de que tal pessoa é apenas o meio usado por Deus para ensiná-lo. Que privilégio poderia ser maior do que o de ser ensinado por Jeová, nosso “Grandioso Instrutor”? — Isaías 30:2054:13.

Naamã reagindo com orgulho ao profeta de Deus

Naamã achou difícil aceitar instruções de um humilde servo

Naamã, comandante militar sírio, achou um desafio receber instruções de alguém inferior. Para se curar da lepra, ele foi procurar Eliseu, profeta de Jeová. Mas as instruções de Deus foram transmitidas a Naamã por meio de um servo. A mensagem e o modo como ela foi apresentada foram um desafio para a humildade de Naamã, de modo que ele, a princípio, se recusou a obedecer à palavra do profeta de Deus. Depois, Naamã mudou de atitude e foi curado. (2 Reis 5:9-14) Nós enfrentamos um desafio similar quando lemos a Bíblia. Talvez aprendamos que, para sermos curados em sentido espiritual e moral, precisamos seguir um novo modo de vida. Teremos a humildade de permitir que alguém nos ensine o que precisamos fazer? Apenas quem estiver disposto a ser ensinado terá o prazer de entender a Bíblia.

Uma pessoa que demonstrou uma atitude excelente foi um homem de autoridade da corte de Candace, rainha dos etíopes. Ele estava voltando para a África no seu carro quando Filipe veio correndo e se aproximou dele. Filipe perguntou ao homem se ele entendia o que estava lendo. Ele foi humilde o bastante para responder: “Como é que eu posso, a menos que alguém me guie?” Depois de entender melhor a Palavra de Deus, aquele homem foi batizado. Daí, “seguiu caminho, alegrando-se”. — Atos 8:27-39.

Em geral, as Testemunhas de Jeová são pessoas comuns. Toda semana elas dirigem estudos bíblicos nos lares de mais de 6 milhões de pessoas. Visto que a Bíblia ensina o melhor modo de vida, explica qual é a única esperança segura para a humanidade e mostra como desenvolver um relacionamento com Deus, milhões já descobriram que estudar a Bíblia e entender o que ela diz é um prazer indescritível. É um prazer que está à sua disposição.

Entender a Bíblia anima o coração

Família usufruindo um estudo bíblico com as Testemunhas de Jeová